quarta-feira, 11 de maio de 2011

“Emancipate yourselves from mental slavery...”


Hoje, dia 11 de maio de 2011, completam 30 anos de morte do grande fundador do reggae, ritmo originário da Jamaica. Bob Marley continua em seu posto como o grande ícone da cultura rasta, onde permaneceu durante todos esses anos. Ninguém conseguiu representar o gênero musical com a sua grandeza. Com letras que clamam por paz, amor e liberdade, Bob conquistou um público cativo que o consagrou como imortal e eternizou esta imagem de geração para geração.

Suas Letras

Com temáticas ora políticas ora românticas, suas canções possuem uma balada irresistível, fazendo com que as pernas se levantem quase que automaticamente uma de cada vez. Suas melodias contagiam quem as escuta e produzem uma forte sensação de liberdade. Algumas das mais famosas são: No Woman no Cry, Three Little Birds, Get Up Stand Up, Is This Love, além do álbum póstumo de maior vendagem da história do reggae, Legend, com mais de 10 milhões de cópias comercializadas somente nos Estados Unidos.

Vida

Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 45 na Jamaica, e começou sua carreira aos 14 anos, quando optou por largar os estudos. Começou a cantar ao lado de seu parceiro local Joe Higgs e, posteriormente, conheceu Peter Tosh, com quem dividiu palco por muitos anos. Em 1966, casou-se com quem ficaria até o fim de seus dias, sua companheira Rita. Ao lado dela criou cinco filhos, sendo três de sangue e dois somente dela, mas que foram adotados por Marley. Mas, no decorrer da vida outros seis foram reconhecidos, frutos de outras relações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário