A rua Pium-í abriga as novidades do mercado gastronômico e virou definitivamente o novo roteiro gastronômico de Belo Horizonte
Em poucos anos, a rua Pium-í deixou de ser tradicionalmente residencial e passou a abrigar os melhores bares e restaurantes da cidade, além de algumas culinárias típicas. O crescimento de inaugurações de estabelecimentos do setor resultou na criação de um novo pólo de gastronomia da capital mineira, em que parece não existir nada a frear o público crescente da região. Ainda restam algumas casas que ainda não se renderam ao encanto, mas que fazem crescer os olhos dos empresários deste mercado.
Um exemplo de culinária típica existente no local é o primeiro restaurante havaiano da cidade, Lanikai Tiki Bar. O espaço é todo decorado com artefatos do arquipélago americano, com mesas em formato de pranchas e quadros com fotos das maravilhosas praias havaianas estão por todos os lados. A culinária é típica e foi trazida seguindo rigorosamente às tradições do Havaí pelo proprietário do restaurante, Renato Rossetti. “Quando morei no Havaí, tive a certeza de que queria trazer para o Brasil um pouco daquela cultura. Acho que o belo-horizontino merece opções diversificadas, com paladares diferentes, mas que agradam muito”, comenta.
Mas, o tradicional público mineiro também é representado neste novo circuito gastronômico pelo Peixe Boi Bar e Petisqueira. A primeira unidade foi inaugurada em 2006, na Francisco Deslandes, também no bairro Anchieta. Com o sucesso de público, o proprietário José Antônio Witeck, mais conhecido como Juca, decidiu ocupar um espaço também na rua Pium-í e agradar o público cativo do local com seus petiscos preparados à base de peixes e frutos do mar. “A rua Pium-í cresce a cada dia com as novas opções oferecidas. Hoje, você consegue clientes assíduos que já sabem onde vai antes de sair de casa e também aqueles que passam pela rua e decidem entrar. Isso é muito bom!”, completa Juca.
O novo roteiro gastronômico conta com 23 bares e restaurantes e segue tendência de crescimento. Em menos de um ano, o local teve seis inaugurações: Os bares Almanaque e Peixe Boi, e os restuarantes Lanikai Tiki Bar, Sorriso, Feliz e The Bonez.