quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia da Imprensa



O dia primeiro de junho é celebrado no Brasil como o Dia Nacional da Imprensa. Entende-se por imprensa o conjunto dos meios de comunicação dirigidos à prática do jornalismo e de outras funções informativas, à exceção da propaganda.

Desde sua concepção moderna, com a invenção dos tipos móveis pelo alemão Johannes Gutemberg, a imprensa vem consolidando um importante papel na marcha da história, seja insurgindo-se contra o poder estabelecido, seja garantindo sua manutenção.

Historicamente, a imprensa sempre foi um mecanismo de transformação da sociedade, sendo o último reduto da voz dissonante em diversos períodos da história. Tamanha é sua importância, que durante a ditadura militar no Brasil, a censura jornalística foi um dos principais pilares de sustentação do regime, que transformou a imprensa em reprodutora de informações pró-governo, e perseguiu os insurgentes. Grandes jornalistas foram torturados e mortos em nome da liberdade de imprensa durante este período, o que ainda acontece em outros países pelo mundo.

Hoje, em tempos de democracia, acreditamos que o papel da imprensa é fundamental na manutenção da pluralidade de ideias na sociedade, desde que cumpra seu papel de informar com isenção os fatos sociais, e que apresente as diversas faces do fato jornalístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário