![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgS09dsX2jdzjNchJLkiRx8goPcCH253ZSGERpC_IXH9vxW2UWcr_H98OrrtH1BkM-jTqZrmVz0Cfc36IK49ql7qmXBwpNy-bi3XSB4WhE3iJOcQy8QruypvBHbG84xGI6gvgWDtTjVPhU/s320/EDUCA%25C3%2587%25C3%2583O.jpg)
No Dia Nacional da Educação cabe uma reflexão sobre como os pais e as escolas estão educando as crianças que, com certeza, são o futuro do país. Com essa onda de violência que estampa os jornais diariamente, onde sempre há jovens envolvidos em crimes assustadores, surge um questionamento: será que as crianças e adolescentes estão sendo bem educados? Será que os valores familiares estão sendo corretamente passados a eles?
A educação deve ser trabalhada em conjunto entra pais e educadores. No entanto, com a correria da rotina diária e a necessidade de trabalho tanto do pai quanto da mãe, as crianças acabam sendo educadas muito mais pelas escolas do que pelos próprios pais, que são fundamentais no processo de construção da personalidade e cidadania. Muitas instituições educativas enfrentam hoje problemas financeiros graves e acabam aceitando ações, muitas vezes, criminosas dos alunos simplesmente para não perdê-los. Por isso, a importância do acompanhamento e participação dos pais neste processo. A solução é difícil de ser imaginada. Mas, precisa ser pensada com urgência.
Cabe uma homenagem, mais do que justa, aos educadores do país que, mesmo sendo mal remunerados, tentam trabalhar dentro das possibilidades oferecidas a eles. Parabéns pelo esforço e não desistam!